Dor Crônica e Suas Limitações – Como Retomar o Controle...
Read MoreA dor nas costas sempre esteve presente entre nós, desde o início dos tempos, porém com o passar do tempo a sua prevalência vem aumentando, afetando todos os tipos de pessoas.
Estima-se que em torno de 70% a 85% da população tem ou terá algum episódio de dor na coluna, seja ela na lombar ou cervical. Porém dentro desse número, o que mais afeta a população é a dor lombar.
A dor lombar é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas anualmente e em algum momento da vida a chance de uma pessoa ter dor na lombar aumenta para 84%, causando assim uma grande procura aos serviços de saúde.
Apesar desses números expressivos, sempre se buscou a causa específica para a dor na coluna. Sabe-se hoje que não é possível identificar a causa da dor na coluna de forma específica, pois 90% a 95% dos casos são multifatoriais.
Isso quer dizer que existem vários fatores que podem influenciar na dor, podendo ser assim um conjunto de causa, como, por exemplo, fatores como idade, sexo, renda, escolaridade, estilo de vida, estado de saúde, tipo de trabalho.
Esses são somente algumas possíveis causas para dor na coluna, você acha que ainda é fácil encontrar a causa específica?
Mas apesar de todas essas dificuldades para se encontrar a causa da dor, a dor lombar apresenta um bom prognóstico, isso quer dizer que ela tem resultados positivos e de grande evolução quando tratada da forma correta.
Aproximadamente 60% a 70% das pessoas que apresentam dor aguda (até 21 dias de dor) tendem a ter uma melhora considerável em até 15 dias. Porém após esses 3 meses do início da dor, nós classificamos como uma dor crônica, que pode afetar mais e causar mais incapacidade, porém ela também apresenta um bom prognóstico.
Realizando uma avaliação detalhada e aprofundada e iniciando um tratamento o quanto antes, mesmo com a dor crônica, você tem chances de ter uma melhora do seu quadro clínico.
A dor na coluna pode voltar a aparecer mesmo que tenha resolvido com o tratamento, pois a dor não é uma linha reta e constante, a dor é um sistema e uma experiência, ou seja, pode ter dias que você terá mais dores, outro dia menos dores e até mesmo dias que não terá dores. Ter essa variação é totalmente normal.
Quem nunca teve uma dor de cabeça e no outro dia ela sumiu, não é mesmo? A sua coluna também pode se comportar dessa forma.
Então a dor na coluna pode voltar após ter sido solucionada, isso pode acontecer por conta dos multifatores que nos acometem, da mesma forma que ela pode ter começado. Então se você trabalha muito tempo sentado, tem um trabalho que exige muito do corpo ou gera muito estresse, sua dor pode voltar.
Porém, lembre-se, é super normal a dor voltar. Por isso deve sempre acompanhar com um Fisioterapeuta e praticar atividades físicas regularmente.
Dentro da prática clínica de meu consultório, pode-se classificar a dor em dois principais tipos:
A dor mecânica ela pode ser causada por algum estresse nas estruturas do nosso corpo, seja essas estruturas, alguns ligamentos, músculos ou articulações que são tensionados por se manter em uma postura por um tempo muito prolongado.
Você pode sentir essa dor 24h por dia, porém ela irá oscilar durante o dia, podendo acordar com um pouco mais de rigidez e durante o dia ao se movimentar a dor vai diminuindo, sendo que a noite pode ser o momento que terá menos dor, ou seja, o movimento é o melhor remédio.
Fique tranquilo, em torno de 90% das dores tem essa característica mecânica e com isso tem grandes chances de ter uma solução para o seu caso.
Clique no botão abaixo e agende sua consulta.
A Radiculopatia ou Hérnia de Disco é o outro tipo de dor que pode apresentar. Esse tipo de dor apresenta um quadro clínico um pouco diferente em relação ao quadro de dor mecânica e também o seu tratamento é um pouco mais prolongado, mas também têm resultados positivos. Porém, os casos de uma Radiculopatia ou Hérnia de Disco são apenas, em torno de 4%.
A Radiculopatia apresenta um processo inflamatório em conjunto com a dor, sendo assim tendo a duração da dor durante o dia por 24h, sendo uma dor forte e pulsante que piora a qualquer movimento. Também se tem dor nos membros, sendo, geralmente, mais forte abaixo do joelho se afeta a coluna lombar ou do cotovelo se afeta a coluna cervical.
Ao acordar e durante o dia apresenta uma rigidez, com movimentos bem limitados e a dor tende a ficar pior ou igual durante a noite, pois se tem uma lesão onde ocupa espaço, comprimindo sempre as estruturas da coluna, principalmente o nervo.
Parece ser difícil de melhorar, não é? Mas saiba que a Hérnia de Disco tem um prognóstico favorável também, em torno de 3 meses de tratamento você apresentará melhoras da dor e das suas funções. E você irá melhorar sem cirurgia e sim com um tratamento especializado em coluna
Se você quer um tratamento especializado e SEM cirurgia, agende sua consulta.
Uma das grandes limitações que temos ao tratamento são as crenças que colocamos em nossas cabeças, aqui eu venho quebrar algumas delas para que você se sinta mais seguro.
Em primeiro lugar, o repouso não é o mais indicado para sua dor. Já foi mostrado através de vários estudos que ficar em repouso aumenta as chances de a dor na coluna piorar, então o ideal é você sempre se manter ativo, então levante-se, caminhe dentro de casa, busque uma água na cozinha, vá do quarto até a sala. REPOUSO NÃO É TRATAMENTO, guarde essa frase.
Segundo, se você não está mais no quadro agudo, o exercício não irá te prejudicar, você não só pode como deve continuar com sua academia, Crossfit, pedal, caminhada e corrida. Os efeitos que o exercício irá te proporcionar são muito benéficos e te ajudarão no alívio da dor.
Em terceiro, você não precisa contrair todo o corpo para pegar algum objeto no chão, você pode agachar. Seu corpo foi feito para ter todos os movimentos, então faça todos. Sua coluna é mais forte do que você imagina, então deixe ela se movimentar livremente.
O tratamento especializado em coluna que irei te oferecer irá passar por alguns pontos, então a consulta funciona dessa forma.
Primeiro você passará por uma avaliação detalhada onde vou te ouvir para entender mais a fundo a sua dor, como ela se comporta. Terminando a história da sua dor, passaremos para o Segundo passo, nessa parte irei aplicar os testes clínicos específicos que me ajudarão a identificar as possíveis causas da sua dor lombar.
O Terceiro passo é onde iniciamos o tratamento na mesma sessão, exatamente, começamos a ter resultados já no nosso primeiro contato e assim você sairá da primeira consulta com uma melhora da dor e sabendo todo plano de tratamento que será voltado para você.
Se você quer ter um tratamento especializado em coluna, clique no Botão abaixo e me chame no WhatsApp que vou te ajudar!
Jeferson Gomes
Fisioterapeuta
(34) 99888-8284
Av. Manoel dos Santos 175, Santa Maria – Uberlândia, MG
Dor Crônica e Suas Limitações – Como Retomar o Controle...
Read MoreENTENDA MAIS SOBRE A DOR NA COLUNA, COMO ELA PODE...
Read MoreHÉRNIA DE DISCO: O QUE É? SINTOMAS? TRATAMENTO O QUE...
Read MoreDOR CERVICAL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO TRATAR...
Read More