HÉRNIA DE DISCO: O QUE É? SINTOMAS? TRATAMENTO

O QUE É A HÉRNIA DE DISCO?

A Hérnia de Disco é o nome dado ao deslocamento do disco, que temos entre as vértebras, do seu lugar de origem e com isso ela ocupa um espaço da nossa coluna. Isso acontece devido ao rompimento das fibras que se tem nos discos, assim o seu núcleo se projeta para fora, formando uma protuberância que assim pode comprimir as estruturas que ali contém.

A Hérnia de Disco é mais frequente em duas regiões do corpo, sendo na coluna cervical (pescoço) e, essa a mais comum, na região da coluna lombar.

COMO ACONTECE A HÉRNIA DE DISCO?

A Hérnia de Disco pode acontecer de várias formas, algumas formas podem ser por carregar muito peso de forma errada e de forma constante, a manutenção de uma postura não muito boa por muito tempo e também pode ocorrer devido ao envelhecimento natural.

Outras causas para a Hérnia de Disco, são as traumáticas, ou seja, por um acidente ou algum trauma mais forte.

TIPOS DE HÉRNIA DE DISCO

Existem 3 classificações para os tipos de Hérnia de Disco, cada tipo de hérnia de disco pode apresentar respostas diferentes no corpo e também na forma de realizar o tratamento.

Protrusão: A protrusão discal é a Hérnia de Disco de menor tamanho. Nesse tipo de hérnia o conteúdo do disco sofre um alargamento porém não há rompimento das fibras. Ela pode tocar em estruturas próximas da coluna e assim pode causar dor.

Extrusão: A extrusão do disco é quando há o rompimento completo da fibra e o núcleo extravasa, mas ele não se desloca do disco. É muito comum se assustarem quando se tem esse diagnóstico, porém esse tipo de Hérnia de Disco tem uma ótima resposta.

Sequestrada: A Hérnia de Disco sequestrada é quando há o rompimento da fibra e núcleo extravasa, mas, diferente da extrusão, na sequestra há o deslocamento do núcleo. Da mesma forma que na extrusa, é muito comum se assustar quando se tem odiagnóstico, porém esse tipo de hérnia de disco também tem uma ótima resposta.

Os 3 tipos de Hérnia de Disco podem causar dor, como formigamentos e/ou dormências, como também podem ser assintomáticas.

A HÉRNIA DE DISCO PODE REGREDIR SOZINHA!

Exatamente, a Hérnia de Disco pode sumir sozinha. É muito provável que se você apresenta uma hérnia de disco hoje e realizar novamente a ressonância magnética dentro de 1 a 2 anos, a sua hérnia pode não estar mais lá

A hérnia extrusa apresenta uma taxa de 70% de regressão de forma espontânea, enquanto a hérnia sequestrada tem uma taxa de 96%

Isso nos mostra que a Hérnia de Disco tem uma história natural positiva, não sendo necessário uma cirurgia em sua coluna. O Tratamento Especializado pode te ajudar a acelerar a recuperação.

SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO

Alguns sintomas que caracterizam uma hérnia de disco são:

  1. Dor maior na perna ou braço do que na coluna;
  2. Formigamento ou dormência abaixo do joelho ou do cotovelo;
  3. Dor intensa e de forma lancinante;
  4. 24 horas de dor;
  5. Não consegue ficar muito tempo em pé;
  6. A dor sempre vai piorando;
  7. Pode ficar torto, como forma de aliviar a dor;
  8. Dificuldade para movimentos simples.

DIAGNÓSTICO DA HÉRNIA DE DISCO

Você deve estar pensando que a melhor forma de fazer o diagnóstico de uma hérnia de disco é através da ressonância magnética, certo?

Você sabia que apenas 4%, ou seja, de 10 pessoas que fazem o exame de ressonância magnética da coluna e apresentam hérnia de disco somente 4 vão ter dor devido a hérnia de disco verdadeira?

A melhor forma de diagnosticar uma hérnia de disco é através de uma avaliação com Fisioterapeuta, nessa avaliação será coletado toda a história da sua dor e com isso será entendido o padrão da dor, também será feito os testes clínicos que vão dizer se realmente a sua dor está vindo por conta da hérnia de disco

Se você quer descobrir se sua dor tem origem na Hérnia de disco ou não, agende sua avaliação no botão abaixo.

Você pode estar dentro dos 96% que NÃO tem dor por conta de uma Hérnia de Disco.

TRATAMENTO PARA HÉRNIA DE DISCO

A melhor forma hoje para tratar uma Hérnia de Disco é com Fisioterapia Especializada. Os estudos hoje mostram que o tratamento conservador com fisioterapia e o tratamento cirúrgico não tem diferença a longo prazo.

No meu método de atendimento, vou te avaliar de forma a entender a origem da sua dor e como ela se comporta, para que você possa ter resultados duradouros e que, além de melhorar da dor, você venha a ter uma qualidade de vida melhor e não deixe de fazer suas atividades diárias e também não perca o rendimento no trabalho.

O tratamento é feito baseado em você e nos estudos mais relevantes da área, onde mostra o caminho que deve ser seguido para que não seja necessário fazer uma cirurgia desnecessária em sua coluna.

Somente 10% dos casos de Hérnia de Disco realmente precisam de cirurgia, então, em cada 10 pessoas, somente 1 precisa de cirurgia. Então me diga, para que você irá correr esse risco?

Se você quer ter um Tratamento Especializado em Coluna, clique no Botão abaixo e agende sua Consulta!

Jeferson Gomes
Fisioterapeuta
(34) 99888-8284
Av. Manoel dos Santos 175, Santa Maria – Uberlândia, MG

Você também pode gostar!