Dor Crônica e Suas Limitações – Como Retomar o Controle...
Read MoreA dor lombar se dá na região mais baixa da coluna (como mostra na imagem). A dor lombar ou lombalgia é a soma de manifestações dolorosas que afetam essa região da coluna.
A dor lombar pode ser classificada como um problema musculoesquelético e não uma doença, pois ela pode ser desencadeada por vários motivos, podendo estar relacionada com outras regiões do corpo que estão distantes da coluna lombar.
A coluna lombar é composta por 5 vértebras e entre as 5 vértebras estão os discos que funcionam como o amortecedor da nossa coluna, esses discos são os que dão origem às famosas HÉRNIAS DE DISCO (clique aqui para saber mais sobre a hérnia de disco).
A dor lombar pode ser classificada em 3 formas, sendo elas:
Aguda: A dor lombar aguda geralmente é mais intensa e vem de forma súbita, podendo desaparecer os sintomas pouco depois ou persistir por mais determinado tempo. A dor é considerada aguda quando ela persiste do início do sintoma até 4 semanas com as dores. Geralmente nessa fase se tem um processo inflamatório onde a medicação, junto com o tratamento especializado em fisioterapia, pode ajudar no sintoma.
Subaguda: A dor lombar subaguda é quando a dor se mantém entre 4 a 12 semanas. Nessa fase a tendência de ter limitações de movimentos já é menor e o processo inflamatório já não estará presente. Com isso a medicação não terá tanto efeito como tratamento da causa da dor, somente irá aliviar os sintomas.
Crônica: A dor lombar crônica é a mais comum e com alta prevalência, pois ela perdura com os sintomas por 3 meses ou mais. A dor lombar crônica gera altos custos na sociedade, devido ao grande número de afastamentos de trabalho e uso frequente dos serviços de saúde.
Na dor crônica é muito comum acordar com queixas de travamento na coluna, principalmente no período da manhã, e com o passar do dia a dor irá se aliviar. Nessa fase não há mais inflamação, então os remédios não terão efeitos. Assim o tratamento com fisioterapia especializada é o melhor caminho!
A dor lombar é uma condição que pode atingir até 65% das pessoas em um ano e durante qualquer momento da vida pode chegar a atingir 84% das pessoas, sendo assim, pode afetar em torno de 11,9% da população mundial.
Essa alta prevalência da dor lombar faz com que a procura por serviços de saúde seja muito grande, causando assim grandes gastos, seja ele no serviço público ou particular. pois a dor lombar ela tem alto índice de incapacidade, causando assim muitos afastamentos no trabalho e com isso diminuindo o número de pessoas que fazem com que economia gire.
Porém, apesar desses números citados acima em relação à dor lombar, ela não tem uma causa específica que possa determinar a origem da dor lombar, em torno de 95% dos casos não se tem um diagnóstico preciso e exato. Por isso determinamos que a dor lombar é multifatorial, ou seja, temos várias possíveis causas que podem influenciar na dor.
Algumas das possíveis causas para dor lombar que podemos considerar, na verdade é um conjunto de fatores como:
É muito comum quando se tem dor lombar não saber onde se deve ir e como se deve diagnosticar. Então o primeiro passo que você deve dar é procurar um Fisioterapeuta, nós Fisioterapeuta iremos te avaliar, detalhando toda a história da sua dor e aplicando os testes clínicos para que possamos encontrar a possível causa da sua dor para que possa prescrever o melhor tratamento.
Mas eu não preciso passar por um médico primeiro?
Não, você não precisa passar por um médico. Nós Fisioterapeutas somos capacitados a identificar a causa da sua dor e se for necessário, se caso apresenta alguma doença mais grave, iremos te encaminhar para um Médico.
A dor lombar só é diagnosticada com a Ressonância Magnética?
Não, a dor lombar ou dor na coluna em geral não é identificada através da Ressonância Magnética, o exame de imagem, também pode colocar o Raio-x e Tomografia, somente irão encontrar pontos onde se apresenta um desgaste natural da sua coluna.
Se você tem cabelo branco, apresenta rugas, perde o cabelo, porque a coluna também não pode apresentar desgastes?
Então o melhor caminho é procurar um Fisioterapeuta onde irá identificar a real causa da sua dor, sem gastos desnecessários com exames de imagem e com medicações que não geram resultado. Buscando um Fisioterapeuta você irá economizar tempo e dinheiro!
O tratamento especializado em coluna que irei te oferecer irá passar por alguns pontos, então a consulta funciona dessa forma.
Primeiro você passará por uma avaliação detalhada onde vou te ouvir para entender mais a fundo a sua dor, como ela se comporta. Terminando a história da sua dor, passaremos para o Segundo passo, nessa parte irei aplicar os testes clínicos específicos que me ajudarão a identificar as possíveis causas da sua dor lombar.
O Terceiro passo é onde iniciamos o tratamento na mesma sessão, exatamente, começamos a ter resultados já no nosso primeiro contato e assim você sairá da primeira consulta com uma melhora da dor e sabendo todo plano de tratamento que será voltado para você.
Se você quer ter um tratamento especializado em coluna, clique no Botão abaixo e me chame no WhatsApp que vou te ajudar!
Jeferson Gomes
Fisioterapeuta
(34) 99888-8284
Av. Manoel dos Santos 175, Santa Maria – Uberlândia, MG
Dor Crônica e Suas Limitações – Como Retomar o Controle...
Read MoreENTENDA MAIS SOBRE A DOR NA COLUNA, COMO ELA PODE...
Read MoreHÉRNIA DE DISCO: O QUE É? SINTOMAS? TRATAMENTO O QUE...
Read MoreDOR CERVICAL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO TRATAR...
Read More